sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cabo e Ipojuca buscam estratégias para melhorar profissionalização


Por Eva Pereira

Preocupados com o crescimento urbano desordenado e a vinda de grandes empreendimentos para o Complexo Portuário de Suape, os prefeitos do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e de Ipojuca, Pedro Serafim, se reuniram, na manhã da última quinta-feira (16/11), em encontro informal, em que discutiram assuntos de interesse comum. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura.

Infra-estrutura, segurança, transporte, entre outros temas, foram a pauta da conversa. Um dos pontos mais discutidos foi a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes (técnicos) e mudanças na grade das séries básicas, visando preparar a população cabense e ipojucana para o novo mercado de trabalho. “Não adianta empresas multinacionais serem instaladas aqui se nosso povo não está preparado para usufruir dessas oportunidades. Precisamos capacitar os filhos da cidade para que eles possam ocupar os melhores cargos”, observa Lula Cabral, lembrando da necessidade de melhorar a educação de base.

Entre as propostas está a implantação de um Campo Avançado da Universidade de Pernambuco (UPE) e um anexo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE) de Ipojuca. Segundo o prefeito Lula Cabral, os dois assuntos já foram discutidos anteriormente com o novo governador do Estado.

Todas as “soluções” pontuadas na conversa serão postas em prática no decorrer de 2007, e algumas delas já estão em execução. As novas dependências, tanto do campo avançado quanto do anexo, funcionarão nas imediações do bairro da Destilaria, próximas à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Cabo (Fachuca), área cuja promessa do Prefeito Lula Cabral é transformar num Complexo Educacional.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz

0 comentários:

Postar um comentário